Embora aqui você encontre todas as aplicações de inúmeras plantas, além das diversas maneiras de utilizá-las, lembre-se de que tudo deve ser usado com moderação e preferencialmente sob os cuidados e indicações de um profissional especializado. Não se arrisque inutilmente, tentando a auto-medicação.



(Fontes: "A Flora Nacional na Medicina Doméstica" (Prof. A. Balbach);
"Saúde pelas Plantas" (Eliza S. Biazzi), sites diversos)








UACIMA DA PRAIA


Conhcida como "bola", "milola" ou "algodoeiro da praia", suas folhas e renovos, preparados por infusão, são aperientes e emolientes.


UAPÉ


Também chamada de "aguapé", "apé" ou "mureru", suas folhas são emolientes e indicadas contra úlceras.


UARIÁ


Tido como eficaz contra a retenção da urina, em casos de cistite. Usa-se a folha, por decocção.


UBÁ


Tem propriedades sudoríficas. Usa-se a raiz bulbosa, por decocção, para banhos.


UBIRACIQUÁ


Sua resina é usada no preparo de medicamentos contra a enteralgia, diarréias, afecções dos olhos e hérnias.


UCHI-RANA


Chamada também de "andirá uchi" ou "morcegueira", suas amêndoas são vermífugas, mas só quando usadas em doses reduzidas. Em doses altas são tóxicas.


UCUÚBA CHEIROSA


Suas folhas, preparadas por infusão, são indicadas contra as cólicas abdominais e as dispepsias. Sua casca, preparada por decocção, é usada como detergente e vulnerário, sendo boa para limpar e cicatrizar feridas. A resida da casca é usada contra a erisipela. A seiva, misturada com o decoto de camapu, é aplicada, com algodão, sobre as hemorróidas.


ULMÁRIA


Tida como eficaz em afecções dos rins e da bexiga, febres e hemorróidas. Usa-se a raiz, por decocção. Também chamada de "ulmeira", "olmeira" ou "rainha dos prados".


UMBAÚBA


Conhecida como "imbaíba", "árvore da preguiça" ou "barbeira", o suco de sua raiz, diluído em água, é indicado contra afecções das vias respiratórias, asma, bronquite, tosse, coqueluche, anúria, enfraquecimento da energia de contração do músculo cardíaco. O extrato fluído das folhas frescas é poderoso diurético. O suco dos renovos é bom remédio contra blenorragias e leucorréias.


UMBURANA


Tida como tópica e peitoral, é indicada contra afecções da bexiga. Usa-se a casca, por decocção.


UMIRI


Sua casca, preparada por decocção, tem efeito diurético, tenífugo e vulnerário.


UMIRI BÁLSAMO


Sua resina é expectorante, tenífuga e antiblenorrágica.


UMIRI BASTARDO


O seu óleo é adstringente. Sua casca, preparada por decocção e usada em gargarejos, é eficaz contra úlceras da garganta.


UNHA DE ANTA


Sua casca, preparada por decoção, é usada contra o diabetes. Suas folhas, também preparadas por decocção, é usada interna e externamente para combater a elefantíase.


UNHA DE GATO


Tida como eficaz no combate aos acessos de asma, quando preparada por infusão. Em gargarejos, cura anginas. Quando preparada por decocção, é tida como eficaz contra congestões do fígado e cólicas hepáticas. Usa-se a folha.


UNHA DE VACA


Planta tida como adstringente, anti-reumática e anti-sifilítica. Usa-se a folha, por infusão.


UOAPURAMA


Sua raiz, preparada por decocção, é diurética e desobstruente do fígado. Cascas e sementes, preparadas também por decocção, são usadas no tratamento de febres.


URTIGA


De ação hemostática, diurética e depurativa, esta planta é normalmente utilizada no combate à gota, artrite e hemorróidas. Usa-se a flor, por infusão.


URTIGA BRANCA


Também chamada "lamio branco" ou "urtiga morta", é tida como excelente remédio contra catarros das vias respiratórias, escrofulose, hemorragias, hemoptises, leucorréia, menstruação irregular, ovarite. Em uso externo, como loção ou compressa, é boa para contusões, queimaduras. Usam-se as flores, preparadas por infusão.


URTIGA BRAVA


Conhecida também como "caracasana", suas folhas, preparadas por infusão, são indicadas para afecções pulmonares. A casca, preparada por infusão, é usada no combate à sífilis. E a casca, preparada por decocção, também é em usada nas chamadas moléstias do baixo Amazonas.


URTIGA CANSANÇÃO


Chamada de "urtiga de mamão", "toda a planta, machucada, exsuda um leite que, embebido num pano, se aplica nas partes afetadas, em caso de erisipela. Triturada e aplicada sobre as frontes, em forma de emplastro, tem efeito soporífero".


URTIGA DA BAHIA


Tida como febrífuga e diurética. Usa-se a folha, tanto seu suco fresco como preparada por decocção.


URTIGA MORTA


Planta emoliente, laxante e vermífuga. Somente deve ser usada a planta fresca, seja o suco espremido, melito ou preparada por decocção.


URTIGA VERMELHA


Chamada também de "urtiga da miúda", suas folhas tenras, misturada com outras ervas, são usadas em saladas ou guisados para estimular as funções digestivas, facilitar a secreção urinária, para ajudar no tratamento de diabete e anemia. Pode ser preparada por infusão e é útil como depurativa do sangue, contra afecções da pele, gota, reumatismo, cálculos renais.


URTIGÃO


Sua raiz, preparada por decocção, é tida como eficaz contra leucorréia. Suas folhas, preparadas também por decocção, também é eficaz contra anúria e disúria.


URUBU-CAÁ


De ação antisséptica, diaforética, estomacal, esurino, sedativo, é usado contra a falta de apetite, histeria, convulsões, epilepsia, cistite, clorose, prisão de ventre, gastralgia, indigestão, diarréia, febres intemitentes da malária, orquite. Usa-se a raiz, por decocção. Em doses excessivas, é altamente tóxica. Não deve ser usada por mulheres grávidas.


URUCUM


O pó de suas sementes é apontado como digestivo, laxante, expectorante, febrífugo, cardiotônico, hipotensor e antibiótico, agindo como anti-inflamatório para contusões e feridas, além de ser expectorante. Também é utilizado para afecções do coração. Sua tintura é usada como antídoto do ácido prússico (veneno da mandioca).


URUMBEBA


Também conhecida como "caachabi" ou "nopal", seu fruto, preparado por decocção, é indicado nas afecções do fígado e estômago.


UTUAMBA


Sua casca, preparada por infusão, é eupéptica, emenagoga, vermífuga, quando ingerida em doses reduzidas. Em doses altas, é tóxica. Preparada por decocção e usada em banhos, a casca também é usada contra tumores artríticos.


UVA DO MATO


Tida como eficiente no auxílio ao fígado, rins e estômago. Seria eficaz, também, no combate ao artritismo.


UVALHA DO CAMPO


Sua casca, preparada por decocção, é adstringente.


UVA URSI


Apontada como poderoso diurético e anti-séptico urinário, seria indicado nas afecções das vias urinárias como cistites, uretrites, nefrites.


UXI


O caroço de seu fruto é indicado contra escarros sangüíneos e hemorragias do útero.












Tocando: The Memory of Trees - Enya